h1

Reposição de aulas…

agosto 31, 2009

Por determinação do governo do Estado vamos nós, correr atrás novamente de qualquer coisa que se assemelhe a burocracia, ao mal estar e outros imbróglios muito bem justificados pela retórica oficial. Trinta e cinco minutos aproximadamente e aos sábados é a solução para repor o tempo de aprendizado perdido por nossos alunos. O formato no qual cada aula perdida corresponde a um sábado não cumpre o objetivo de repor o que teoricamente foi perdido, o aprendizado. Meia hora, perdida em meio às boas intenções e trabalho diligente. Para alguns a escola muda a cada iniciativa dessa natureza. Que bom! Sem remuneração, sem tempo, sem organização continuamos a reproduzir o mesmo. Podemos pensar diferente?  Ou só vamos nos resumir a censura, aos gritos a favor do consenso, batemos no peito para nos autoproclamar bons. Que tal reconhecer nossos limites e os limites do que nos rodeia. “Ainda não aprendemos a lição kantiana”. Que tal fazer da necessidade algo proveitoso e respeitoso para professores e alunos. Alguma sugestão?

Cena de Inquisição 1812-1814

Cena de Inquisição 1812-1814

Anúncios

One comment

  1. Oi Glau! de vez em quando entro no seu blog pra dar uma espiadinha..!
    olha só, tem um site de poesias bacana, que eu epio de vez em quando tb, http://www.luso-poemas.net, e seu comentário me fez lembrar dele:

    “Professor querem roubar-te o ensino ou será que as flechas que te infringem são uma espécie de instrumentos rudimentares a dizimar a veracidade da história?
    Nem o intrépido Pedro Álvares Cabral vos salva? Ele que renasce nos manuais de história com o sorriso dos Deuses invisíveis como se de repente fosse histórico o abraço que em tempos remotos deu a um povo desprotegido, com arrogâncias déspotas ?
    Como cognome é coisa que sempre embirrei, chamo-lhe livremente o audaz, já que reza a história, sem que os terços tenham sido antecipadamente benzidos, que D. Pedro se encantou com a ingenuidade daquele povo bom. Que descobriu o que já existia, abrindo as comportas para a deportação de escravos oprimidos.
    Desde quando isso é um feito de que nos devamos orgulhar?
    Ensinai, professores, ensinai, com os vossos olhos brilhantes. Com o vosso amor à profissão que um dia abraçaram. Ensinai esse afecto feroz à história, sim… até que eu e outros meninos cresçamos e tenhamos os neurónios activos.
    Para que escrevamos história de trás para a frente, sem rasuras inúteis, ou choremos a nossa história, na poesia dolente que nos sai da alma, com a afabilidade que nos caracteriza. Como se a penitência secular fosse esta malvada sina de subserviência camuflada de humildade. Ou ainda… este fado Amaliano a sair-nos das entranhas.
    Não desistas da luta, professor. Eu admiro-te. Ensinaste-me a ver a luz que expirava nas minhas sombras. Não vergues perante o teu cansaço, Mesmo que uma Ministra de voz cacarejante vos impinja regras novas pondo em causa muito do que vos foi concedido.
    Não desistas do RESPEITO QUE TE DEVEM… ”
    (VÓNY FERREIRA)

    Bjo
    Bars



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Filosofia Animada

Sitio Virtual onde se encontra o registro das práticas educacionais do Prof. Daniel Carlos.

MariaLDario's Blog

Blogue de Filosofia

Filosofia Crítica

"Levar a filosofia às pessoas, levar as pessoas a filosofar." tiomas@yahoo.com

Dully Pepper24H

Arte pelo Amor, Arte pelo Mundo, Arte pela Paz!

cantinhodadriade

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM LITERATURA E FILOSOFIA

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

léoguimarães

Just another WordPress.com weblog

EduTec: Blog de Paloma Chaves

Minhas andanças por esse universo...

Gambito Evans

Fique sabendo por aqui como andam a Educação e a Arte do Xadrez na cidade de Indaiatuba/SP, Brasil

MIOPIA

POESIA NA ÓTICA DE CLÁUDIO GUILHERME ALVES SALLA

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto: